Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de junho de 2008

A ÉTICA REFLETE O AGIR HUMANO.



"O tema central da Filosofia da Educação clássica foi o "ser". O da Filisofia da Educação moderna foi o "conhecer". E o tema da educação contemporânea, crescentemente, tem se tornado o "agir". Edna Silva.



Como a Educação pode contribuir para uma sociedade mais ética?



Tanto na Comunicação quanto na Educação, a Ética representa um importante tema de estudo , uma vez que na atualidade o grande problema das sociedades é o agir humano. A competição no mundo do trabalho e nas relações sociais em geral, a violência, a solidão, a genética aplicada, os preconceitos, tanto sociais, religiosos, raciais, sexuais...requerem uma reflexão orientada pela ética. Todos nós vivemos, e a cada dia mais fortemente, os efeitos da política mundial que parece desconhecer os princípios fundamentais da ética. Na simplificação do pensamento de Kant como :" Não faça aos outros o que você não gostaria que fizesse a você".

A Educação, entendida como uma possibilidade de ação conjunta para melhorar a sociedade em que vive, não pode eximir-se de refletir sobre o seu papel de empreender esforços para tudo que puder contribuir para melhorar o entendimento e a aplicabilidade dos conceitos e reflexões possíveis a partir da ética.

O agir humano tem se constituído num verdadeiro problema, que a Educação busca resolver considerando questões como: Qual a melhor maneira de agir enquanto homens e mulheres que somos? O que fazer para resolver problemas sem criar outros? Até que ponto posso interferir na vida do outro? O que realmente conta na vida ? Como viver sem provocar mais conflitos que o necessario? Quais devem ser minhas prioridades em relação a aproveitar ao máximo minha passagem pela vida? Essas questões estão ligadas ao que chamamos de valores advindos da moral.







Fonte: Revista Mundo Jovem.

Nenhum comentário: