Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de maio de 2008

ÉTICA NA ESCOLA ? O QUE É ÉTICA?

"O que devo fazer? Esta pergunta mostra que os seres humanos não nascem geneticamente pré-programados.(...) O ser humano deve... construir ou conquistar o seu ser. Ele não nasce pronto, se faz ser humano, se torna pessoa". (Sung & Cândido da Silva)



A tarefa da ética tem sido, desde sempre, a de forjar o caráter das pessoas para que sejam justas e felizes. Portanto, a ética é um saber para a justiça e a felicidade, para o qual há de se desenvolver um caráter, adquirir umas virtudes, alguns hábitos, porque não se improvisa a felicidade. Não se é feliz por acaso. Porém, temos que buscá-la.



Normalmente, é comum usar os conceitos de ética e moral como sinônimos, para significar o conjunto de valores, normas e práticas que caracterizam um determinado modo de ser do homem. Entretanto, podemos diferenciar ética de moral. Assim, o conceito de moral é usado para identificar um determinado modo de agir do ser humano, regido por normas e valores, hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem. Por sua vez, ética é a reflexão sobre o comportamento moral. É uma reflexão teórica que analisa e critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.



Pode-se ensinar a ética? Pode-se ensinar a ser virtuoso? Evidentemente que há uma parte que se pode ensinar, que se tem que ensinar e que se tem que aprender, porque existe um desenvolvimento moral ao longo da história e existem questões morais que precisam ser estudadas e aprendidas. Por isso, tem que haver ensino de ética na escola, onde se aprendem valores, princípios, etc. Porém, o comportamento moral é distinto em cada pessoa. Sendo assim, há uma responsabilidade muito grande dos educadores, porque se os alunos vêem que se ensina uma coisa e se faz outra, será muito difícil acreditar que esses valores realmente valem a pena. Porém, para viver eticamente é muito importante que os educadores vivam coerentemente, para que seus alunos se dêem conta de que efetivamente, falam de valores em que realmente acreditam e praticam.

Nenhum comentário: